Favor não sentar... Na sua carteira!

Favor não sentar... Na sua carteira!

Não é difícil observar o grande número de pessoas que carregam suas carteiras nos bolsos traseiros. Mais usual entre os homens, esse hábito ocorre sobretudo porque o bolso traseiro normalmente tem um formato que facilita o acesso; além de uma área útil mais ampla. Isto em si não é um problema; porque se trata de comodidade.

Porém, esse hábito pode se tornar um problema quando estando com a carteira no bolso traseiro venhamos a nos sentar.

O primeiro problema e aquele mais imediato são os eventuais danos aos itens transportados na carteira. Estes se curvam e se friccionam frente à mudança de posição mais curva e ao peso-pressão recebidos. É comum nessas situações ocorrer quebras ou trincas em cartões magnéticos, por exemplo.

O outro problema diz respeito à forma da carteira. Isto pode até ser considerado um charme, mas com o tempo pode resultar numa desproporcionalidade acentuada das partes da carteira, em especial nos modelos bifold; que são modelos no estilo abre-e-fecha. O couro é um produto que se molda com o tempo, e após adquirir uma forma é bem difícil, ou quase impossível voltar à forma antiga.

 

Mas o grande problema em decorrência do sentar com a carteira no bolso traseiro pode surgir a longo prazo. E pode ser sério! Trata-se de má postura e suas consequências. É popularmente chamada de "síndrome da carteira", que também guarda uma relação com o volume da carteira.

Isto é explicado porque estaremos sentados sob um obstáculo em uma das bandas traseiras. Naturalmente isto roubará a retidão da coluna vertebral; gerando sobre o ciático uma pressão desigual. De imediato a conseuqência pode ser formigamento nos membros inferiores e nas nádegas.

Com o hábito contímuo poderão surgir dores, às vezes intensas e que podem incomodar bastante. Não é incomum casos de difícil reversão; e que possam exigir tratamentos especiais e intensivos.

 

Portanto, sugerimos que aos poucos possa incorporar o hábito de transportar sua carteira no bolso dianteiro. Com isso, ao se sentar a superfície da perna que sustenta o bolso estará numa angulação mais favorável; mais retilínea. Assim, além de manter a coluna ereta e afastar problemas físicos-posturais, evitará dobradura, pressão e desgaste desnecessário à sua carteira e itens.

Ademais incentivamos o uso racional da carteira, ou seja, transportar no interior de uma carteira apenas o necessário para a ocasião.

 

Bons ventos!

 

 

 

Receba promoções exclusivas